Reportagem da SIC "Vermelho e Negro" Para Comentar...

Aqui pode debater temas a nível tauromáquico que tenham aparecido em Televisão, Revistas, Jornais e Rádio.

Moderador: ForumTouradas.com

Mensagem
Autor
keppler
Picador
Mensagens: 64
Registado: segunda jun 09, 2003 9:13 pm
Localização: Alentejo

Reportagem da SIC "Vermelho e Negro" Para Comentar...

#1 Mensagem por keppler » terça jun 24, 2003 2:35 pm

Foi com grande indignação que li este mail que me chegou... :shock:

Leiam, critiquem, mas por favor, não ofendam!!! O melhor ataque é uma boa defesa, e por isso espero de vocês respostas com cabeça tronco e membros, para mostrar a essas pessoas que só sabem difamar e sem argumentos válidos que a razão está do nosso lado! Não somos nós os fundamentalistas, eles é que invadiram a nossa "casa" sem pedir licença e sem direito algum, como eles insistem em dizer que têm!

A exigência ética do fim das touradas

A SIC exibiu, durante esta semana que passou, em cada emissão do "Jornal da Noite", com repetição integral no "Jornal das 10" da SIC Notícias de ontem, a excelente reportagem "Vermelho e Negro", a respeito das touradas em Portugal.

Neste trabalho de grande qualidade, da autoria da jornalista Cristina Boavida, foi possível conhecer melhor o mundo das corridas de touros em Portugal, nomeadamente permitindo reforçar ainda mais a ideia de que este é um meio de violência e crueldade em que as vítimas são os touros (e também os cavalos), perseguidos, molestados, feridos e sacrificados que são, em nome daquilo que é na verdade um negócio, mais do que uma tradição. E, como é óbvio, mesmo que a única razão fosse a tradição, nada se seguiria daí que pudesse justificar uma tal barbaridade.

O requinte do sadismo que caracteriza os cavaleiros tauromáquicos foi revelado por aquele que é considerado o maior de todos eles: João Moura. Como se pode ver nesta reportagem, a forma que este toureiro (responsável pela morte de milhares de touros na sua carreira de barbérie) encontrou de compensar o cavalo que, segundo o mesmo, mais o ajudou e do qual mais gostou, foi usar as suas patas para fazer uma mesa de centro para a sua sala de estar, assim como expor a sua crina e outras partes anatómicas deste animal, nomeadamente a cabeça, presa numa parede juntamente com a cabeça de alguns dos muitos touros que João Moura massacrou durante a sua actividade taurina.

Pode, de resto, ver-se João Moura e João Moura Júnior (filho do primeiro) a treinarem com bezerras de muito pouca idade, espetando os seus frágeis e ainda pouco desenvolvidos corpos com as habituais farpas que usam como seus privilegiados instrumentos de tortura. Pudemos ver as bezerras visivelmente incomodadas com a dor causada por esta prática abjecta, para além de uma delas estar com os chifres serrados de tal maneira que não paravam de sangrar (os chifres são serrados para lhes serem retiradas as defesas naturais e, assim, estarem numa luta ainda mais desigual com os seus agressores, os toureiros e forcados). E estes treinos acontecem numa base quase diária, o que significa que o martírio de animais - nomeadamente de animais muito jovens ou mesmo bébés, como foi o caso da bezerra que Moura levou para o programa "Herman SIC" há umas semanas atrás - é muitíssimo frequente.

Ainda a propósito da família Moura, foi deveras preocupante e assustador ver João Moura Júnior, um adolescente de apenas quatorze anos, já iniciado nestas práticas hediondas, habituado já a, tal como o pai, torturar animais com fins ora lúdicos, ora económicos. Como disse este jovem, "é a profissão". De valores éticos, não sabe, pois evidentemente não teve quem lhos transmitisse (e, segundo mesmo, nem em termos de habilitações académicas quer avançar, pois pretende ficar apenas com o 9º ano de escolaridade, num país que está a determinar o 12º ano como escolaridade mínima obrigatória). É de notar que João Moura, para além das suas primevas actividades tauromáquicas, é também conhecido por organizar provas equestres ilegais (os chamados "raides equestres") sem autorização da Federação Equestre Portuguesa e sem observar qualquer regulamento da mesma ou qualquer legislação vigente, levando, nestas provas, vários cavalos à morte por exaustão para seu gáudio. É, portanto, um homem para quem a moral e a lei nada dizem, sobretudo quando isso possa constituir um obstáculo às suas inclinações mais primitivas.

Nesta reportagem, pudemos ainda conhecer melhor Luís Rouxinol, um cavaleiro tauromáquico também propenso a ter comportamentos ilícitos decorrentes das suas tendências violentas que não só se dirigem contra animais não-humanos como também contra humanos. A prova disso é que, no Verão do ano passado, quando um grupo de activistas anti-tourada se manifestava, no pleno exercício dos seus direitos civis e constitucionais, contra uma corrida de touros que estava a decorrer na Praça da Touros de Torres Vedras e em que participava este cavaleiro tauromáquico, Rouxinol contornou propositadamente a barreira de protecção policial que determinava o espaço reservado aos manifestantes e que os resguardava, e atirou-se com o seu cavalo (outra das suas muitas vítimas) literalmente para cima destes activistas. Quando dois agentes da PSP presentes no local o tentaram deter e fazer com que descesse do cavalo, Rouxinol destinou-lhes o mesmo tratamento que destinou aos activistas, agredindo os agentes da autoridade. Tanto assim que o próprio Comando da PSP de Torres Vedras acabou por proceder judicialmente contra este cavaleiro tauromáquico. É, aliás, importante destacar que é comum ver aficionados das touradas, forcados e toureiros agredirem activistas dos direitos dos animais quando estes legitimamente - e, como sempre, dentro da legalidade - se manifestam contra as corridas de touros nas quais estes participam ou a que assistem. Ainda sobre Luís Rouxinol, é de referir que este cavaleiro tauromáquico foi um dos participantes na Corrida de Touros que aconteceu em Santarém no passado dia 10 de Junho, considerado pelos mesmos o "Dia da Raça", tendo esta sido, supostamente, a "Corrida do Dia da Raça", o que mostra também a tendência xenófoba destas pessoas.

A injustificabilidade das corridas de touros era já conhecida. Contudo, esta reportagem também nos permitiu confirmar ainda mais esta ideia. Quando vimos que os dois cavaleiros praticantes entrevistados (nomeadamente João Moura Júnior) responderem com frases como "É muito complicado explicar agora" ou "não sei" quando lhes foi perguntado se não achavam que o que faziam era cruel, facilmente concluímos que estas pessoas nem rudimentares justificações conseguem apresentar para aquilo que fazem. Por outro lado, o forcado entrevistado deixou também muito claro o que os machistas são os indivíduos ligados às touradas, vendo as mulheres como instrumentos, enfeites ou apoio. Isso ficou também muito claro num célebre debate televisivo sobre as touradas, exibido o ano passado na RTP ("Gregos & Troianos"), quando Gonçalo da Câmara Pereira, aficionado assumido, falou em "namoradas mansas e namoradas bravas" numa muito infeliz analogia com "touros mansos e touros bravos", sugerindo que as primeiras não precisariam de ser domadas mas que as segundas já precisariam de ser dominadas, tal como os touros. O entendimento destas pessoas é, pois, o seguinte: as mulheres estão na mesma linha dos touros, ou seja, são também instrumentos, que deverão ou não ser dominados (eventualmente pela força) consoante sejam "mansas" ou "bravas". Ora, este quadro mental dispensa comentários.

Neste contexto, a cavaleira tauromáquica Sónia Matias, também entrevistada nesta reportagem, orgulhar-se-á de ser respeitada pelos seus pares. Muito possivelmente, não consegue compreender que estas pessoas estão demasiadamente condicionadas do ponto de vista moral, cultural e mesmo intelectual para saberem o que é o respeito, nomeadamente a própria Sónia Matias. Está, claramente, iludida. Também esta lamentável figura do meio tauromáquico português revelou a sua inconsciência sem pejo, pois, quando lhe foi perguntado se alguma tinha sentido pena dos touros, Sónia Matias respondeu prontamente com um "não", soltando imediatamente a seguir uma gargalhada cuja causa ninguém conseguiria compreender: rir-se-ia do facto de não ter pena dos touros que tortura e mata, rir-se-ia de si mesma por não ter pena dos touros que tortura e mata ou rir-se-ia da pergunta? Diremos talvez que o melhor será não apurar a resposta.

Nesta reportagem, ficou também claro que as touradas são um negócio, sendo que João Moura é dos cavaleiros tauromáquicos mais bem sucedidos (dado que é aquele que aufere maiores rendimentos por tourada). É elementar salientar que, no fundo, aquilo que move estas pessoas - desde os toureiros aos ganadeiros e empresários tauromáquicos - não é mais do que os rendimentos que conseguem obter nestas práticas, para além de um suposto estatuto social que, em círculos de uma confrangedora pobreza moral, cultural e civilizacional, é reconhecido e apreciado por pessoas cujo carácter é, no mínimo, duvidoso. Mas foi interessante notar que Manuel Gonçalves, empresário tauromáquico também entrevistado nesta reportagem, reconheceu que, actualmente, "é mais fácil perder cinco mil contos do que ganhar quinhentos contos" neste negócio, dizendo também que "uma praça de touros que tenha capacidade para dez mil pessoas tem apenas mil ou mil e quinhentas pessoas na assistência", o que confirma aquilo que as organizações portuguesas e espanholas de defesa dos animais bem sabem: as touradas são um negócio em franco declínio, quer em Portugal, quer em Espanha. O público das corridas de touros é, de resto, numa grande percentagem, o mesmo público, pois compõe-se de um grupo de pessoas que percorre a maioria das corridas de touros que se realizam em Portugal. As diversas sondagens que ao longo dos anos se têm feito (por diversos centros de sondagens) são, de resto, muito claras: dos resultados habitualmente conseguidos, entre 80% a 85% da população portuguesa não concorda com a existência de touradas.

A verdade, porém, é que, embora as corridas de touros estejam condenadas a um fim que se afigura cada vez mais próximo, Portugal continua de algum modo refém desta triste realidade, que nos choca e envergonha. Milhares de bezerros e touros continuam a ser torturados e mortos anualmente em Portugal em actividades tauromáquicas. A título de exemplo, no domingo passado, dia 8 de Junho, na Labrujeira (concelho de Torres Vedras), três bezerras de quatro meses foram literalmente espezinhadas por populares a cavalo num suposto toureio a cavalo sem farpas. As bezerras ficaram caídas, com ferimentos graves e inconscientes, na arena improvisada desta aldeia. Evidentemente, isto infringiu leis vigentes, desrespeitando até o próprio Regulamento de Espectáculos Tauromáquicos. Alertada para o caso, a ANIMAL dirigiu-se à Labrujeira, encontrando uma população afogada em álcool e preparada para, depois deste massacre, assistir a uma largada de touros que aconteceria horas depois. Chegada ao posto da GNR mais próximo, a equipa da ANIMAL identificou-se (nomeadamente Miguel Moutinho, como dirigente da organização), pedindo aos agentes da autoridade que identificassem a Comissão de Festas responsável por este massacre. A GNR, seguindo os procedimentos que também se "tradicionalizaram" depois de Barrancos, não se dispôs a identificar a Comissão de Festas, remetendo para uma eventual queixa que a ANIMAL apresentasse no Ministério Público, após a qual seria solicitada a esta força policial a identificação dos responsáveis. Só nesta tarde, três bezerras de quatro meses perderam a vida depois de um sofrimento brutal, ao que se seguiu a tortura de mais três touros. A ANIMAL nada mais pôde fazer, desde logo perante a total passividade das autoridades policiais.

Perante tudo isto, o fim das touradas apresenta-se como uma exigência ética que deve urgentemente ser cumprida. Não é admissível que Portugal continue a permitir a perseguição e tortura de animais, nomeadamente nas circunstâncias em que isto acontece no meio tauromáquico. A continuação destas práticas é um autêntico escândalo moral, como defendeu Artur Mendes, Presidente da ANIMAL, quando entrevistado na reportagem "Vermelho e Negro". A ANIMAL está cada vez mais empenhada na defesa dos animais e na promoção do fim de todos os actos cruéis a que sejam submetidos, estando especialmente concentrada (sobretudo numa altura do ano em que a época tauromáquica está no seu auge) em combater as corridas de touros.

É por esta razão e por entender que é altura de, num tom ainda mais elevado, afirmar a necessidade e o dever de respeitar e proteger os animais, que a ANIMAL apela a todas as pessoas para que participem na 2ª Marcha Anti-Tourada e de Defesa Animal, a acontecer a 18 de Julho, a partir das 17h, no Parque Eduardo VII, em Lisboa.

Avatar do Utilizador
Kabulas
Forcado
Mensagens: 113
Registado: sexta jun 06, 2003 12:43 pm
Localização: Santarém

#2 Mensagem por Kabulas » terça jun 24, 2003 3:05 pm

Lol a quantidade de disparates que ai vão :shock:
Mas existe uma preocupação: todas aquelas pessoas que não conhecem minimamente o universo da tauromaquia, poderão eventualmente cair no engano que esse email traz :?
Imagem

"o toiro é um animal doméstico" by maestro Vitorino de Almeida

keppler
Picador
Mensagens: 64
Registado: segunda jun 09, 2003 9:13 pm
Localização: Alentejo

#3 Mensagem por keppler » terça jun 24, 2003 3:39 pm

Exacto!!! :? É isso que é preocupante! Eles fazem passar estes disparates por ai, há pessoas que não sabem se gostam ou não, que no mínimo ficam um pouco impressionadas! A reportagem da SIC igual, tem exactamente esse efeito!!!

Ainda por cima, parece que querem pôr o João Moura na forca, que é um homem que representa o nosso país lá fora, e honra a bandeira portuguesa!!! Mas isso parece-me que não tem a mínima importância pois não???

E a conversa do Luís Rouxinol??? :shock: Até parece que foi mesmo assim que as coisas aconteceram!!! Que eu saiba, esses "meninos" muito respeitadores que não partem para a violência começaram a atirar objectos enquanto ele montava o cavalo antes da corrida...

E ainda me atrevo a dizer mais!!! Essas manifestações não deviam ser policiadas - porque o policiamento é para defender os meninos - e nem deviam existir!!! É normal que se parta para a violência!!! Eles entram em nossa "casa", chamam-nos nomes, ofendem-nos... Se eu fosse para a frente da casa deles, ou da associação deles manifestar-me e ofende-los o que é que eles me faziam??? De certeza que não me ofereciam cafezinho e bolinhos!!!! Qual direito qual quê??? Manifestem-se lá no parque Eduardo VII, tenham muito sucesso, porque para mim os cães ladram e a caravana passa!!!!

Visitante

#4 Mensagem por Visitante » quarta jun 25, 2003 3:49 am

Então e nos não organizamos uma marcha anti antis?? Eu também gostava de lá estar para ver aqueles palhaços e quem sabe dar umas boas chapadas nuns quantos isso sim era boa ideia...

Avatar do Utilizador
D__Sebastiao
Novilheiro
Mensagens: 94
Registado: sexta jun 06, 2003 12:11 pm
Contacto:

#5 Mensagem por D__Sebastiao » sexta jun 27, 2003 3:07 pm

A reportagem da SIC foi de uma qualidade baixíssima, assim como de um elevado grau de facciosismo.
Quanto a esse Senhor moutinho e à marcha anti-tourada só tenho uma coisa a dizer, 90% das pessoas que participam nisso são aquelas que são a favor do aborto, devem achar um toiro mais importante que um ser humano.
O que acho incrível é quando passam meia dúzia de gatos pingados a dizer mal das corridas há sempre uma câmara de TV a filmar, mas quando estão milhares e milhares por todo o país a assistirem a corridas... aí não filmam nada.... lamentável!
Suerte Maestro!

Avatar do Utilizador
Kabulas
Forcado
Mensagens: 113
Registado: sexta jun 06, 2003 12:43 pm
Localização: Santarém

#6 Mensagem por Kabulas » sábado jun 28, 2003 12:56 am

Tens razão sebas, e os milhares de aficionados que todos os anos vão a Espanha? :shock:
Pois, isso também não mostram :?
Imagem

"o toiro é um animal doméstico" by maestro Vitorino de Almeida

Avatar do Utilizador
rycoz
Praticante
Mensagens: 11
Registado: sábado jun 21, 2003 4:15 am
Localização: Évora - Alentejo

#7 Mensagem por rycoz » segunda jun 30, 2003 12:16 am

Mais uma vez se assistiu em Portugal o poder descontrolado e anti democrático que a comunicação social possui, já que não existe uma única ponta de imparcialidade no jornalismo em Portugal, fazem e dizem o que querem e ninguém os controla, caso que se torna muito grave já que toda a população portuguesa tem uma televisão e não se pode negar que o povo português nunca foi um povo de opinião própria indo sempre atrás do que passa na televisão e de mito que o que vem do estrangeiro é que é bom! Por aqui me fico tirem as conclusões que acharem, tendo eu já a certeza de que iremos a médio prazo pagar por este excesso de liberdade de expressão... VIVAM AS TOURADAS!
PORTUGAL não é uma nação pequena, não é uma nação pobre, não é uma nação europeia! Nasceu na europa, tornou-se adulto no ultramar fez-se a GRANDE NAÇÃO EUROPORTUGUESA OU PORTUGAL UNIDO com 2174000km!

El_CoRdObEz
Aficionado
Mensagens: 7
Registado: domingo jun 15, 2003 12:23 am

Viva as corridas de toiros!!

#8 Mensagem por El_CoRdObEz » segunda jul 07, 2003 1:38 pm

Pois é, cá estou eu a estrear-me no fórum de um dos melhores canais do IRC...? Lógico que me refiro ao canal #Touradas! Desde já que dou os meus parabéns pelo sucesso que o fórum tem vindo a ter e a grandes contribuições de alguns dos nossos administradores do #, assim como a nossa querida keppler, D__Sebastiao, Truli, Kabulas e entre muitos mais que com dedicação e amor defendem a maior tradição portuguesa.... as Corridas de Toiros (não gosto muito do termo "touradas").
O que me levou a escrever para o fórum, além do gosto que tenho pela tauromaquia e por tudo o que a rodeia, foi a quantidade de disparates que o jovem Miguel Moutinho escreveu mostrando outra vez a sua grande falta de conhecimento da matéria (como já tínhamos visto no programa "Gregos e Troianos que a RTP passou há cerca de um ano)
Lembro-me perfeitamente desse programa, pois mostrou que as corridas de toiros em Portugal jamais acabarão!
Sr. Miguel Moutinho, começo já por lhe falar no animal que sem ele a corrida de toiros era impossível: o Toiro. Como já estou farto de dizer a pessoas como você, o toiro é melhor tratado do que certos humanos pois requerem da máxima atenção de qualquer bom ganadero. Se um toiro está doente, nesse mesmo dia ou logo no dia a seguir tem lá o veterenário para ver o que se passa com o animal e é logo tratado e cuidado da melhor maneira, e não duma forma bárbara e torturosa como vocês costumam dizer.
Por isso, e por muitas outras razões, lhe digo para não falar do que não sabe pois alguns animais (principalmente os toiros) vivem melhor do que muitas pessoas... Se quiser marcar uma consulta num hospital porque está doente talvez leve uns dias a ser recebido, o mesmo já não acontece com este belo animal que merece mais respeito do que qualquer um que fala das coisas sem estar a par de nada (como são vocês na maioria das vezes).
Em relação à reportagem que a SIC exibiu aqui há uns tempos atrás, só veio reforçar a ideia que essa estação de televisão é contra a maior tradição portuguesa, as corridas de toiros. Não percebo porque é que diz que as corridas de toiros são um negócio, pois basta olhar para o mundo do futebol para ver que o negócio destes a comparar com as corridas de toiros não é nada! Jogadores que a sua única preocupação é treinar duas vezes por dia e jogar ao domingo ganhando salários altíssimos! Não concordo na maioria dos ordenados de jogadores de futebol, por isso não me venha falar em negócios, pois a sua e a nossa vida é um negócio.
Eu às vezes pergunto me a mim mesmo se vocês, Anti-Touradas já fizeram algum tipo de evento social para ajudar alguma criança com dificuldades a todos os níveis (onde os cavaleiros lidam apenas com o objectivo de angariar fundos por causas nobres) como a Corrida da Abraço entre muitas outras corridas de beneficência que se realizam ao longo de toda a época tauromáquica. Já fizeram alguma coisa? NÃO! Simplesmente sabem protestar contra algo que Portugal se orgulha bastante... Os Toiros!
Eu nem lhe chamaria protestar, porque uma ou duas centenas de pessoas (algumas que nunca viram uma corrida de toiros, por isso não sabem o que é) com meia dúzia de cartazes, algumas descontroladas querendo partindo para a violência, eu não chamaria a isto Manifestação. Só quero que se mentalizem meus caros anti-touradas, JAMAIS acabarão com com as corridas de toiros em Portugal! Sr. Miguel Moutinho, gostava que me apresentasse os papéis (devem ser meia dúzia de estatísticas com uns 10 anos) onde diz que 80 a 90% da população portuguesa não gosta de corridas de toiros... Onde qualquer pessoa que vá a uma corrida verifica que cada vez há mais pessoas a aderirem (principalmente jovens) e a gostarem cada vez mais da tradição que caracteriza Portugal.
Eu juro que o que mais me irrita são pessoas como você que não tem a mínima noção do que é uma corrida de toiros, mas criticam com argumentos falsos, sujos e deficientes. Não sabem a alegria que se vive nas bancadas, a magia que tem uma corrida de toiros, a música, os forcados (esse corajosos rapazes) enfim, tudo o que caracteriza uma corrida que nos faz logo um brilho nos olhos e uma sensação estranha no coração... VIVA ÀS CORRIDAS, VIVA PORTUGAL, VIVA A TRADIÇÃO!!

Ps: Boa sorte para o fracasso que vai ser a vossa Manifestação meu caro Miguel Moutinho :D

Anti-touradas
Mensagens: 1
Registado: quinta jul 03, 2003 1:56 pm

#9 Mensagem por Anti-touradas » quarta jul 09, 2003 10:42 am

Só uma pequena nota sobre os touros de fogo em Santarém:

"Organizadores são pessoas que terão perturbações mentais graves e cujas actividades atingem um nível de malvadez que merece tratamento psiquiátrico"

A largada de toiros com archotes nas hastes, programada para a Feira Nacional de Toiros, a decorrer de 14 a 16 de Fevereiro em Santarém, foi proibida pela Inspecção Geral das Actividades Culturais (IGAC), por causa dos maus tratos infligidos aos animais.

(fonte: http://www.animal.org.pt/bo/noticias/in ... icia_id=11)

Só analisando este texto podemos ver que há pelo menos uma pessoa que se preocupa com os animais, ou melhor, um grupo de pessoas (!): as que fazem parte da IGAC!
Sr. Miguel Moutinho, começo já por lhe falar no animal que sem ele a corrida de toiros era impossível: o Toiro. Como já estou farto de dizer a pessoas como você, o toiro é melhor tratado do que certos humanos pois requerem da máxima atenção de qualquer bom ganadero. Se um toiro está doente, nesse mesmo dia ou logo no dia a seguir tem lá o veterinário para ver o que se passa com o animal e é logo tratado e cuidado da melhor maneira, e não duma forma bárbara e torturosa como vocês costumam dizer.
AO MENOS ISSO! Mas acham que isso justifica que ele morra sofrendo? E que tenha uma morte lenta cheia de dores? Eu (e possivelmente, sublinho, possivelmente, os que fazem parte da IGAC) acho que não!
Em relação à reportagem que a SIC exibiu aqui há uns tempos atrás, só veio reforçar a ideia que essa estação de televisão é contra a maior tradição portuguesa, as corridas de toiros.
Bem, então há mais gente que é contra as touradas. A SIC tem para ai quantos trabalhadores? hmmm, pois, não estou a ver agora, mas já podemos dizer que somos mais de cem!

Se tradição é fazer um animal sofrer propositadamente e sem razão então EU e mais esses 100 somos contra a tradição! Mas tradição não é isso... para mim (e para esses possíveis 100) não é isso.

Quanto ao futebol estou completamente de acordo!
Eu às vezes pergunto me a mim mesmo se vocês, Anti-Touradas já fizeram algum tipo de evento social para ajudar alguma criança com dificuldades a todos os níveis (onde os cavaleiros lidam apenas com o objectivo de angariar fundos por causas nobres) como a Corrida da Abraço entre muitas outras corridas de beneficência que se realizam ao longo de toda a época tauromáquica. Já fizeram alguma coisa? NÃO! simplesmente sabem protestar contra algo que Portugal se orgulha bastante... os Toiros!
Já.

E Portugal não se orgulha bastante dos Touros. Possivelmente o "teu Portugal" sim...
Eu nem lhe chamaria protestar, porque uma ou duas centenas de pessoas (algumas que nunca viram uma corrida de toiros, por isso não sabem o que é) com meia dúzia de cartazes, algumas descontroladas querendo partindo para a violência, eu não chamaria a isto Manifestação.
LOL! Agora és tu que não sabes contar...
Miguel Moutinho, gostava que me apresentasse os papéis (devem ser meia dúzia de estatísticas com uns 10 anos) onde diz que 80 a 90% da população portuguesa não gosta de corridas de toiros... Onde qualquer pessoa que vê a uma corrida verifica que cada vez há mais pessoas a aderirem (principalmente jovens) e a gostarem cada vez mais da tradição que caracteriza Portugal.
É mais fácil confiar nesse gajo que confiar em ti...

Para terminar, ponham-se no lugar dos touros nesses últimos minutos (e não são poucos) de vida...

O clássico HOMEM contra o TOURO! Que beleza. Só que homens são para ai 10 (não posso precisar porque nunca fui a uma tourada) e o touro antes de entrar é torturado, drogado e põe-lhe resina nos olhos para o tornar mais fraco. QUE BELEZA!!! Porque será que o touro perde sempre? Não faço ideia.

Já agora, gostava de dizer aos forcados que gosto muito do trabalho deles! Principalmente quando se magoam. É para verem mais ou menos o que é sofrer...

E quanto ao número de pessoas contra as touradas é melhor esclarecer que não somos 100... Podia haver alguns de vós que não entendessem a metáfora...

E pronto, despeço-me.

AH! Esqueci-me!
Anti-Touradas epá estou mesmo sem palavras, há ai um rapaz que também tem mais ou menos as tuas ideologias e já participou em debates civilizadamente!! E tu não és capaz?
Lol. O que é que aconteceu a esse foi expulso? Pois...
caro anti-touradas, já pensaste por acaso se eu vou a uma tourada por me dar gozo ver um animal sofrer
É isso mesmo que eu penso. Vocês vão às touradas porque vos dá gosto ver um animal sofrer!

Confesso que de vez em quando tenho uma certa vergonha em ser Português, mas pronto.
Só o facto de falares no Ultramar no sentido de apoiares a guerra colonial parece-me que também apoias o regime ditatorial e fascista do Salazar... logo...
Imagina que tinhas nascido em França. Amavas Portugal e a sua história?
Uma boa tourada faz-se com o toureiro a fazer de touro e o touro de toureiro!

El_CoRdObEz
Aficionado
Mensagens: 7
Registado: domingo jun 15, 2003 12:23 am

#10 Mensagem por El_CoRdObEz » quarta jul 09, 2003 12:54 pm

Anti-Touradas mas só sabes transcrever o que eu disse? Se não te sabes expressar de outra maneira... ok, concordo contigo!
Já viram que só sabem dizer sempre as mesmas coisas?! Que o touro sofre, que somos uns assassinos, que somos egoístas... enfim uma catrefada de argumentos que são fracos e não fazem sentido!
Mas ainda tens dúvidas que Portugal se orgulha de ter a corrida de toiros?? o MEU Portugal não, mas sim PORTUGAL!
Não sei contar?? Só falta dizer que vocês são mais que os aficionados em Portugal não? Só te falta dizer isso! :lol:
VIVA AOS TOIROS, VIVA À FESTA BRAVA, VIVA PORTUGAL!

Ps: Repito, boa sorte para o FRACASSO que vão fazer a que chamam de manifestação :D

Avatar do Utilizador
Pat-amichi
Praticante
Mensagens: 11
Registado: domingo jun 15, 2003 8:49 pm
Localização: Porto

#11 Mensagem por Pat-amichi » quarta jul 09, 2003 2:55 pm

Antes de mais devo dizer que este é o fórum mais activo e interessante de que já tive conhecimento, os meus sinceros parabéns!
Quanto ao senhor que se denomina por anti-touradas, devo dizer-lhe que sou de uma terra com poucas tradições tauromáquicas mas nem por isso deixo de me considerar uma grande aficionada! Para minha felicidade e evolução da festa brava tenho notado uma adesão cada vez maior às corridas realizadas no Porto (sim, no Porto! Ao contrario do que muitos pensam, o norte não é o domínio dos anti-touradas, eles bem tentam mas...) e arredores!
Quanto à maneira pouco civilizada que tem de discutir estes temas, quero dizer-lhe que já tive bastantes discussões com pessoas que se dizem contra as corridas de touros, digo-lhe até que no meu círculo de colegas/amigos aqui do Norte ninguém é aficionado, portanto deve imaginar as discussões/conversas que já tive, e nunca ninguém teve tanta falta de consideração e civilização!
Posso dizer-lhe também que muitos deixaram de falar e relacionar comigo devido à minha aficion! Paciência, "só faz falta quem cá está!"
Eu não deixei nem nunca deixarei de ser aficionada por causa disso nem por outra razão qualquer, acha que são os anti-touradas ou defensores dos animais como erradamente se auto-nomeiam, que vão acabar com a aficion e com esta tradição nacional? Vamos lá ser realistas!!!!

Avatar do Utilizador
PortugaL
Picador
Mensagens: 59
Registado: quarta jun 04, 2003 7:12 pm
Localização: Elvas
Contacto:

#12 Mensagem por PortugaL » quarta jul 09, 2003 3:01 pm

Anti-touradas não foi expulso não, como podes verificar se leres com atenção tem alguns posts interessantes e queriaram algumas discussões saudáveis !!
A vida é uma luta e quem desiste de lutar é indigno de viver !!
SOLT? GATO !!

Avatar do Utilizador
Kabulas
Forcado
Mensagens: 113
Registado: sexta jun 06, 2003 12:43 pm
Localização: Santarém

#13 Mensagem por Kabulas » quinta jul 10, 2003 12:49 pm

Anti-touradas Escreveu:O clássico HOMEM contra o TOURO! Que beleza. Só que homens são para ai 10 (não posso precisar porque nunca fui a uma tourada) e o touro antes de entrar é torturado, drogado e põe-lhe resina nos olhos para o tornar mais fraco. QUE BELEZA!!! Porque será que o touro perde sempre? Não faço ideia.
LOL, buahhahaha :P
Drogado é resina nos olhos é essas são novas :roll:
Onde é que leste isso?
Imagem

"o toiro é um animal doméstico" by maestro Vitorino de Almeida

keppler
Picador
Mensagens: 64
Registado: segunda jun 09, 2003 9:13 pm
Localização: Alentejo

#14 Mensagem por keppler » domingo jul 13, 2003 3:59 am

Confesso que também achei uma certa graça, principalmente à parte da resina nos olhos!!! He he he he... Mas quando é que este pessoal tem juízo, e procura argumentos que sejam no mínimo aceitáveis???

Quanto à conversa do teu Portugal, e do meu e sei lá de quem e estatísticas... Só para teres uma ideia, quando dão corridas de toiros na TV chegam ao topo das audiências! Agora não me venhas dizer a mim que as pessoas não gostam e que 90% estão contra!!! Ou então são esses todos contra, que ligam a TV na tourada só para dizerem mal... Pois não sei!

Ahhh!!! Vocês dizem que defendem uma causa muito nobre e tal... Mas expressam bem a vossa crueldade ao dizer que os forcados e os toureiros de deviam magoar!!! Depois não querem levar na "tromba" nas manifestações sem sentido que fazem nas nossas praças... Claro que têm que levar!!!! :twisted:

Sim, porque nós não vamos a uma corrida pelo prazer de ver o animal sofrer, a arte da corrida de toiros é outra! Informem-se como deve ser e depois critiquem!!!

Um dos vossos maiores problemas é que misturam tudo!!! Temos aqui pessoas de direita, esquerda, centro, monárquicas, não monárquicas, etc etc etc... e vocês chegam aqui e resumem tudo a fascistas!!! Acabou!!! Primeiro nunca houve fascismo em Portugal, mas isso também agora nem vem ao caso, e depois este tema não tem a ver com politicas!!!

AHHH!!! Mas ai é que está!!! Está aqui muito mais politica do que a SIC quer mostrar nas suas reportagens "encomendadas", ou do que esse tal de Miguel Moutinho quer deixar transparecer!!! E mais não digo... É melhor irmos debatendo para não ser eu a dizer tudo!!!! (lol)

Mais uma vez apelo a todos esses senhores que se dizem anti, que falem sim, que mostrem as vossas opiniões, mas com argumentos válidos! Procurem, informem-se, mas não falem do que não sabem!!!

Patrícia
Banderilheiro
Mensagens: 36
Registado: domingo jun 08, 2003 12:31 am
Localização: Lisboa

#15 Mensagem por Patrícia » sexta jul 18, 2003 6:39 pm

Grande Keepler, assim é que é!
Podem falar, mas civilizadamente e com argumentos válidos, penso que aqui nós (aficcionados) respeitamos quem não gosta de corridas, agora que os anti também nos respeitem a nós!
Olé
Patrícia Costa

Responder