O livro "Tourada - Tradição Portuguesa" de Manuel Heleno

Aqui pode debater temas a nível tauromáquico que tenham aparecido em Televisão, Revistas, Jornais e Rádio.

Moderador: ForumTouradas.com

Responder
Mensagem
Autor
Manuel Heleno
Mensagens: 1
Registado: terça out 05, 2010 6:59 am

O livro "Tourada - Tradição Portuguesa" de Manuel Heleno

#1 Mensagem por Manuel Heleno » terça out 05, 2010 7:30 am

LANÇAMENTO DO LIVRO "TOURADA - TRADIÇÃO PORTUGUESA", de Manuel Heleno

O lançamento do livro “Tourada – Tradição Portuguesa”, teve lugar no Museu Nacional dos Coches, dia 30 de Setembro às 18h30, em presença de Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado da Cultura e de mais de 200 convidados.
Tomaram a palavra: Dr. Pedro Maria de Saldanha e Sousa Mello e Alvim, João António Batista Velloso Cortesão, Dr. José Manuel Pires da Costa, Eng. Samuel Lupi e Luís Miguel da Veiga e Dr. Elísio Costa Santos Summavielle, Secretário de Estado da Cultura. Todos fizeram grande elogio ao trabalho.

O LIVRO:
No momento em que o Ministério da Cultura cria a “Secção Tauromaquia” no âmbito do Conselho Nacional da Cultura, em “Tourada - Tradição Portuguesa”, o autor fez uma investigação histórica profunda, que nos transporta desde a mitologia até aos nossos dias, o que torna esta obra um notável contributo para a história da tauromaquia em Portugal e no mundo. Trabalho enciclopédico, histórico e pedagógico, ultrapassa largamente as 400 páginas. Contém mais de meio milhar de imagens (de que 200 fotografias ocupam toda a página) e apresenta-se numa edição luxuosa de grande formato (35 cm por 28). Todos os intervenientes na Arte da Tauromaquia são analisados: Cavaleiros, Forcados, Peões de Brega, Campinos, Emboladores, Touros e Cavalos.
Depois do prefácio escrito por D. Diogo de Bragança, VIII Marquês de Marialva, o autor, Manuel H. Domingues-Heleno, divide a obra em 3 partes.
Na primeira, intitulada “História”, fala-nos do touro na mitologia, e nas festas tauromáquicas antes da fundação de Portugal. Segue-se o estudo da sua evolução através dos séculos, até aos nossos dias. Também é analisada a individualização da corrida de touros à portuguesa no século XVIII, e são comentados os principais cavaleiros e forcados dos séculos XIX e XX, sem esquecer os do início do presente milénio.
Na segunda parte do livro, “Os Actores”, são abordados detalhadamente o cavaleiro, o forcado e o peão de brega, explicando-se a evolução das diferentes sortes e maneiras de tourear. As listagens de nomes marcantes são exaustivas.
Seguidamente são tratados o touro e o cavalo, suas origens, suas características e seu manuseamento. Fala-se das ganadarias portuguesas, do campino, do embolador e do ensino do cavalo de toureio. Um importante capítulo é dedicado aos Mestres Portugueses da Arte Equestre.
Na terceira parte da obra, “Diversos”, o autor debruça-se sobre a Tourada fora de Portugal. Em seguida descreve-se o património arquitectónico que representam as muitas praças de touros portuguesas.
Enfim, surge o epílogo, os agradecimentos e uma extensíssima bibliografia, que é seguida pelos anexos com as traduções.
O livro pode ser adquirido a preço de lançamento. Contactar [email protected].

Responder