Antiga Praça de Touros no Campo de Santana (Lisboa)

Aqui pode comentar acerca de todas as Praças de Touros e Tentaderos

Moderador: ForumTouradas.com

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Matador
Mensagens: 471
Registado: domingo jun 01, 2003 10:15 am
Contacto:

Antiga Praça de Touros no Campo de Santana (Lisboa)

#1 Mensagem por Filipe Graciosa » quarta dez 09, 2009 3:22 pm

«PRAÇA DE TOUROS DO CAMPO DE SANTANA-(1831-1891)»
No local onde se situa a «ESCOLA MÉDICA» existiu a «PRAÇA DE TOUROS DO CAMPO DE SANTANA», inaugurada a 3 de Julho de 1831.

Pela localização privilegiada que dispunha o sítio, com o «CASTELO DE S. JORGE» a nascente e vista para toda a orla Oriental de Lisboa, foi o lugar ideal escolhido para erigir a «PRAÇA DA TOUROS».

Segundo rezam as crónicas assistiram algumas vezes às corridas el-Rei «D. Miguel» e uma das suas irmãs, «D. Maria da Assunção».

A «Praça de Touros do Campo de Santana» não era muito grande, embora construída de madeira totalmente e não sendo do tipo clássico, mesmo assim, certamente, fez as delicias de muitos alfacinhas.

Escreveu «RAMALHO ORTIGÃO» na célebre publicação mensal, fundada em 1871 «AS FARPAS»: "para se saber que em LISBOA há povo, é preciso ir aos touros vê-los".

Nesta praça de Santana, brilhou na sua nobre arte de tourear a cavalo, o «CONDE DE VIMIOSO» e, muitos outros fidalgos do seu tempo ali luziram suas prendas.

Na esquina do Largo de nome «MITELO» ergue-se um palácio que foi moradia do «DR. ALEXANDRE MITELO DE MENESES» e desde 1737 até 1811 esteve na posse de sua família. Nesse palácio residiu o «CONDE DE VIMIOSO» e estava muito perto da arena das suas glórias.

«É na praça de touros do "Campo de Santana", antecessora do "Campo Pequeno", apinhara-se o povo para as "esperas de touros". Várias vezes por ano, o povo de LISBOA, desde o "LUMIAR", pelas estradas e ruas que iam da "Calçada de Carriche" até ao "Campo de Santana", amontoavam-se para o espectáculo da passagem dos touros que, conduzidos por campinos e marialvas, eram levados dos arredores até à arena do "CAMPO DE SANTANA"».(1)

Elucido os interessados em assuntos versados em história, fazerem uma visita ao Blogue do amigo BIC LARANJA, de onde retirámos um comentário de "LUAR" (com a devida vénia), sobre a «PRAÇA DO CAMPO DE SANTANA» diz-nos: "que dez anos antes da inauguração da praça do Campo de Santana, a revolução liberal tinha tentado acabar com as touradas, consideradas pelos seus mentores como um espectáculo bárbaro. Mas só conseguiram erradicar os touros de morte no ano de 1826".

A maqueta desta nobre Praça de Touros, encontrava-se em 1915 no «CLUBE TAUROMÁQUICO» na «RUA GARRETT», esquina para a «RUA IVENS» ao Chiado. Foi destruída num assalto político às instalações do clube, e dela só nos resta, apenas a memória numa fotografia.

A «PRAÇA DE TOUROS DO CAMPO DE SANTANA» tinha sucedido à «PRAÇA DE TOUROS DO SALITRE (1790)», veio a ser demolida no ano de 1891, para dar lugar a outra, não menos famosa «A PRAÇA DE TOUROS DO CAMPO PEQUENO» inaugurada em 1892.

(1) - Lisboa em Movimento (1850-1920) - Exposição no Pavilhão, Pátio e Jardins do Museu da Cidade, Campo Grande - Lisboa de Junho/Outubro de 1944 - Livros Horizonte página 371.
In: http://aps-ruasdelisboacomhistria.blogs ... -viii.html

Campo dos Mártires da Pátria - (Ant. 1891) - Fotografo não identificado (Panorama do Desterro e do Campo de Santana tirada da Senhora do Monte. No canto superior esquerdo o corpo a negro trata-se da Praça de Touros do Campo de Santana) in AFML
3-Praça de Touros -Campo de Santana.jpg
3-Praça de Touros -Campo de Santana.jpg (76.96 KiB) Visto 11404 vezes
Campo dos Mártires da Pátria - (s/d) - Gravura do espólio de Eduardo Portugal (Praça de Touros do Campo de Santana) in AFML
2-Praça de Touros -Campo de Santana.jpg
2-Praça de Touros -Campo de Santana.jpg (80.5 KiB) Visto 11404 vezes
Campo dos Mártires da Pátria - (1856-1858) (Atlas da Carta topográfica de Lisboa - sob a direcção de Filipe Folque ) (Planta Nº 28 ) (Campo de Santana, vendo-se na parte Sul o recinto da Praça de Touros, depois ocupado pela Escola Médica) in CML - Departamento de Património Cultural - Arquivo Municipal de Lisboa
1-Campo Martires da Patria-2009 006.jpg
1-Campo Martires da Patria-2009 006.jpg (264.86 KiB) Visto 11404 vezes
Filipe Graciosa

Avatar do Utilizador
DCP
Ganadero
Mensagens: 920
Registado: quinta set 10, 2009 4:45 pm

Re: Antiga Praça de Touros no Campo de Santa (Lisboa)

#2 Mensagem por DCP » sábado dez 12, 2009 8:24 pm

A última Corrida na Praça do Campo de Santana ocorreu a 6 de Dezembro de 1887. Tourearam essa Corrida os cavaleiros Casimiro Monteiro, Alfredo Tinoco, José Bento Araújo e D. Luís Rego e os toiros pertenciam aos ganaderos Roberto & Irmão.

A praça foi posteriormente interdita, pois já não oferecia condições de segurança para o público. Tinha sido inaugurada a 3 de Julho de 1831 e, durante esses anos, foi o principal palco de expressão tauromáquica de Portugal.

O facto de a sua última corrida se ter realizado no mês de Dezembro é perfeitamente elucidativo da grande dinâmica que os espectáculos taurinos tinham em Lisboa naquela época.

De 1887 a 1892 -data da Inauguração do Campo Pequeno- a cidade de Lisboa não teve praça de toiros.

As primeiras Alternativas, dadas em Portugal, aconteceram precisamente nesta Praça de Toiros. Foi uma época de grande desenvolvimento das Corridas e onde se consolidou o modelo das actuais corridas de toiros portuguesas.

As grandes referências de cavaleiros toureiros do século XIX, foi aí que iniciaram as suas carreiras e foi aí que tiveram os seus maiores momentos de glória. Muitos foram os grandes artistas que animaram esta Praça e contribuíram para a consolidação da aficion lisboeta: o Conde do Vimioso; o Marquês de Castelo Melhor; Carlos Relvas; Vitorino Frois; José Bento Araújo; Alfredo Tinoco da Silva; Manuel Casimiro de Almeida; Fernando de Oliveira, entre muitos outros.
Imagem
"Não há grandeza onde não há verdade"

Avatar do Utilizador
DCP
Ganadero
Mensagens: 920
Registado: quinta set 10, 2009 4:45 pm

Re: Antiga Praça de Touros no Campo de Santa (Lisboa)

#3 Mensagem por DCP » sábado dez 12, 2009 8:27 pm

Imagem
"Não há grandeza onde não há verdade"

Avatar do Utilizador
DCP
Ganadero
Mensagens: 920
Registado: quinta set 10, 2009 4:45 pm

Re: Antiga Praça de Touros no Campo de Santa (Lisboa)

#4 Mensagem por DCP » sábado dez 12, 2009 11:50 pm

in http://www.aaual.com/garraiada.html
O primeiro registo de realização numa praça de toiros, da Garraiada Académica, remonta ao ano de 1875, ainda na antiga praça do Campo Santana, sobre a coordenação do Instituto Agrícola, actual Instituto Superior de Agronomia (ISA).
"Não há grandeza onde não há verdade"

pbrehm
Mensagens: 1
Registado: sexta abr 16, 2010 9:01 pm

Re: Antiga Praça de Touros no Campo de Santana (Lisboa)

#5 Mensagem por pbrehm » sexta abr 16, 2010 9:15 pm

Do livro "A triste canção do Sul - Subsídios para a história do Fado" uma referencia ao Conde Vimioso e à Praça de Touros do Campo de Santana, bem como ao então seu principal dinamizador, João Pereira da Silva da Fonseca.
«Notabilissimo na arte de montar — de uma figura elegante e sympathica— com o seu titulo de nobreza de sangue, o conde foi o escolhido pelos amadores da arte tauromachica, que ia decahindo em abatimento, para rehabilitar a memoria dos antigos lidadores em combate com o feroz animal, sendo unanimemente acclamado o cavalleiro que devia reivindicar a fama do seu antepassado marquez de Marialva. Desempenhou-se o conde do seu encargo com euthusiastico applauso de milhares de espectadores, nas primeiras touradas chamadas de Fidalgos que tiveram logar na praça do Campo de SantAnna sob a direcção de João Pereira da Silva da Fonseca «o morgado d'Alcobaça» e em que fizeram de netos D. José, da casa Loulé, e Roberto Camello, um elegante do seu tempo e muito estimado na sociedade lisbonense».
Alguém sabe quando teriam sido estas "primeiras touradas chamadas de Fidalgos" e também alguma vez se cruzaram com mais alguma referência a João Pereira da Silva da Fonseca (irmão de um dos meus tetravôs).

Ficaria muito grato por qualquer achega.
Cumptos,
Paulo Brehm

Responder