Corridas em Barrancos

Aqui pode comentar as várias corridas nacionais e estrangeiras

Moderador: ForumTouradas.com

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
red
Banderilheiro
Mensagens: 25
Registado: domingo jun 08, 2003 5:02 am
Localização: Beja - Portugal

Corridas em Barrancos

#1 Mensagem por red » quarta jun 25, 2003 3:05 pm

O seu dialecto, mistura de português e castelhano, revela a nítida influência Andaluz nas raízes culturais do seu povo, de fortes tradições, alegre e hospitaleiro. A testá-lo estão os variados acontecimentos que se desenrolam ao longo do ano, desde o seu famoso passeio a cavalo, as montarias, a noite de Natal, até és famosíssimas festas de Agosto, com os seus divertidíssimos bailes e corridas com touros de "morte "realizadas na praça, centro administrativo e principal sítio de convívio do povo Barranquenho. Barrancos é uma vila singular, enclave português na Andaluzia que, no falar, no comer, e noutros usos, faz da hibridez cultural propiciada pela situação geográfica o tema central da sua identidade e até nas suas festas se Agosto.

Para se conhecer verdadeiramente esta povoação, para conhecer aquilo que ela tem de mais bonito e importante, tem que se visitá-la no fim de Agosto, nos dias da festa maior, isto é, no dia 28 de Agosto, dia da padroeira desta povoação, Nossa Senhora da Conceição. O apego do barranquenho à sua terra faz deste dia um ritual de regresso obrigatório, pela festa ou pelo reencontro. A procissão vai juntar a família, símbolo de religiosidade do homem alentejano, sem grandes exteriorizações, na simplicidade do estar todos juntos. Nesta festa há sempre que pagar alguma promessa, levar a criança ao cortejo, etc. As ruas enchem-se de gente. Os foguetes acompanham este calcorrear suave e lento da festa religiosa. A procissão vai passando nas artérias mais largas da vila apinhadas de gente.

À tarde, todas as ruas vão dar à praça, ponto de encontro de toda à gente. Aí se montam os tabuados para as corridas de Agosto. A praça vai-se preparando pouco a pouco para os dias da festa que se aproximam. Todos os anos o mesmo ritual e o mesmo corropio. A estrutura das tábuas vai esconde a igreja. Barrancos prepara-se para receber milhares de pessoas todos os fins de tarde destes três dias de festa para apreciarem as suas corridas de morte. Os foguetes anunciam a chegada dos touros. No fim das touradas surge a corrida às tasquinhas todas as noites animada por espanholadas e músicas populares. Inicia-se o baile todos os fins de noites. E a festa prolonga-se até de madrugada. No último dia da festa, o povo barranquenho realiza uma largada de novilhas pelas ruas da vila para se despedirem dos forasteiros que continuam, com as suas visitas a alimentarem e a manterem a tradição barranquenha dos touros de morte! :wink:
[ReD]: Luís Abreu ==PP

Tiago Gra
Praticante
Mensagens: 13
Registado: sábado jun 14, 2003 9:02 pm

#2 Mensagem por Tiago Gra » quarta jun 25, 2003 5:19 pm

Ora ai esta! Barrancos! Na minha opinião as festas de Barrancos devem continuar e a morte do toiro na arena também porque aquilo e uma tradição centenária e na minha opinião deve ser mantida... Costumo ir lá nas festas e vejo uma grande afícion por parte das pessoas da terra! Vale sempre a pena ir também por as raparigas e pelos balões... lolol :lol: [][][]

_____________________________
Cherokee aka Tiago Gra

Avatar do Utilizador
DeToNaTe
Praticante
Mensagens: 14
Registado: segunda jun 16, 2003 3:54 pm
Localização: Beja

#3 Mensagem por DeToNaTe » quarta jun 25, 2003 8:19 pm

É bem [ReD], ctrl-C seguido de ctrl-V a rular :P
Agora a serio, a tradição de Barrancos é para manter... e não são 5 ou 6 defensores dos direitos dos animais que a vão mandar abaixo..
Vale a pena ler e reler o texto :D
"Puz-me de pé de repente, gritei ao Toiro com alma! ... Fiz uma pega valente, sem nunca perder a calma..."

Avatar do Utilizador
Kabulas
Forcado
Mensagens: 113
Registado: sexta jun 06, 2003 12:43 pm
Localização: Santarém

#4 Mensagem por Kabulas » quarta jun 25, 2003 11:32 pm

DeToNaTe Escreveu:É bem [ReD], ctrl-C seguido de ctrl-V a rular :P
E depois? :? Pelo menos postou aqui um bom artigo, não critiquem tudo o que se faz, apoiem :P
Imagem

"o toiro é um animal doméstico" by maestro Vitorino de Almeida

Avatar do Utilizador
red
Banderilheiro
Mensagens: 25
Registado: domingo jun 08, 2003 5:02 am
Localização: Beja - Portugal

#5 Mensagem por red » quinta jun 26, 2003 5:49 pm

Nunca ande de quebrar a tradição de Barrancos! Força Barranquenhos :wink:
[ReD]: Luís Abreu ==PP

Avatar do Utilizador
red
Banderilheiro
Mensagens: 25
Registado: domingo jun 08, 2003 5:02 am
Localização: Beja - Portugal

#6 Mensagem por red » sexta jun 27, 2003 6:07 am

E que tal uma janta em BARRANCOS??? :roll:
[ReD]: Luís Abreu ==PP

Avatar do Utilizador
_Head-Hunter_
Banderilheiro
Mensagens: 29
Registado: segunda jun 09, 2003 11:36 am
Localização: Beja

Barrancos ? porta

#7 Mensagem por _Head-Hunter_ » sábado ago 09, 2003 11:38 am

Heya ppl :D festas de Barrancos à porta :) #Touradas apoia touros de MORTE !!! OLÉ ... ehehe tenham umas boas ferias :lol:
"OLÉ MATA-LOS PORQUE VIVOS NÃO SE COMEM" OLÉ :) Um grande abraço e beijinhos para o ppl o Grandioso canal #TOURADAS

Avatar do Utilizador
red
Banderilheiro
Mensagens: 25
Registado: domingo jun 08, 2003 5:02 am
Localização: Beja - Portugal

#8 Mensagem por red » terça ago 12, 2003 5:46 pm

Eeeuuuuu kerooooo iiiiirrrrr para barrancosssssss
[ReD]: Luís Abreu ==PP

Avatar do Utilizador
DomGanT
Banderilheiro
Mensagens: 47
Registado: terça jun 10, 2003 11:52 pm
Localização: Bosnia Hersgovinia! =)

#9 Mensagem por DomGanT » quarta ago 20, 2003 6:54 am

Eu também quero irrrrrr

Alguém me levaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa????????????
Sempre Com Fé Arte Y Olé :?
DomGanT Aka Felipe Martins

Avatar do Utilizador
Kabulas
Forcado
Mensagens: 113
Registado: sexta jun 06, 2003 12:43 pm
Localização: Santarém

#10 Mensagem por Kabulas » sábado ago 30, 2003 8:22 pm

Ninguém me arranja um cartel deste ano de Barrancos? plz
ou vende?
plzzzzz
Imagem

"o toiro é um animal doméstico" by maestro Vitorino de Almeida

Avatar do Utilizador
rycoz
Praticante
Mensagens: 11
Registado: sábado jun 21, 2003 4:15 am
Localização: Évora - Alentejo

#11 Mensagem por rycoz » domingo ago 31, 2003 2:34 am

Ppl grande corrida em Barrancos hoje estocada mortal no 1º touro e há segunda no 2º touro! Pensei que fosse pior a corrida mas deu pós gastos!!
PORTUGAL não é uma nação pequena, não é uma nação pobre, não é uma nação europeia! Nasceu na europa, tornou-se adulto no ultramar fez-se a GRANDE NAÇÃO EUROPORTUGUESA OU PORTUGAL UNIDO com 2174000km!

Pip3
Banderilheiro
Mensagens: 43
Registado: domingo jun 08, 2003 3:31 pm
Localização: Beja - Alentejo

#12 Mensagem por Pip3 » domingo ago 31, 2003 12:33 pm

Manoleteeeee

Se no sabes torear para que te mete??????
Viva a festa!!! Viva a cor!!! Viva a Tauromaquia!!!

keppler
Picador
Mensagens: 64
Registado: segunda jun 09, 2003 9:13 pm
Localização: Alentejo

#13 Mensagem por keppler » terça set 02, 2003 4:24 am

Xiuuu!!! Que você andava féto tórero de cabelo ao vento pel'aquelas ruas fora que nem um loco!!! ? Cá vi e não fui só ?!!!

Avatar do Utilizador
|miura|
Praticante
Mensagens: 14
Registado: terça set 16, 2003 12:33 am
Localização: Fronteira-Alto Alentejo/Portugal

#14 Mensagem por |miura| » terça set 23, 2003 8:36 pm

Este ano não pude ir, devido a merda dos exames, mas tenho lá conhecimentos e algumas vomitadelas pelas ruas! Viva o tinto de verao.
eh eh
:lol: :cheers: \:D/
Eu estou aqui, para sevir naquilo que posso este fórum, espero que a minha participação seja coerente na demostração dos meus conhecimento para quem gosta da festa brava, e para quem quer saber algo mais. Obrigado

Avatar do Utilizador
Kabulas
Forcado
Mensagens: 113
Registado: sexta jun 06, 2003 12:43 pm
Localização: Santarém

#15 Mensagem por Kabulas » sábado nov 01, 2003 10:53 am

A Câmara de Barrancos foi premiada, pela revista 6 toros 6, como sendo a Melhor Instituição da Temporada 2003 :)
Imagem

"o toiro é um animal doméstico" by maestro Vitorino de Almeida

Responder