2010-08-21 5ª grande corrida RTP Figueira da Foz

Aqui pode comentar as várias corridas nacionais e estrangeiras

Moderador: ForumTouradas.com

Responder
Mensagem
Autor
Helena Areal
Aficionado
Mensagens: 7
Registado: segunda ago 02, 2010 10:28 am

2010-08-21 5ª grande corrida RTP Figueira da Foz

#1 Mensagem por Helena Areal » sábado ago 21, 2010 2:02 pm

Boa tarde aficionados,
Hoje vamos ter mais uma grande RTP, o Cartel é constituido por:

António Ribeiro Telles,
José Manuel Duarte
Sónia Matias,
Ana Baptista,
Marcos Tenório,
Gonçalo Fernandes, que tomará a Alternativa.
6 Toiros da Ganadaria Higino Soveral.
Forcados Amadores de:
Lisboa, Moita e Chamusca :!:

Fantastic
Praticante
Mensagens: 17
Registado: segunda mai 10, 2010 4:23 pm

Re: 2010-08-21 5ª grande corrida RTP Figueira da Foz

#2 Mensagem por Fantastic » domingo ago 22, 2010 5:19 pm

Minha cara aficionada
A mim, pelas mãos e meus de dois avós, ensinaram-me a ver toiros.
E diziam eles que tinham saudades de ver umas garraiadas, por pura diversão, e até para ver novos valores que por aí podiam despontar, quer fossem cavaleiros, quer fossem matadores, quer fossem forcados.
Mais tarde, num contacto mais estrito com outros aficionados, leia-se Leopoldo Nunes, Cesar Gonzalez , D. Carlos Salvado, Simão Malta, e outros, aprendi que um garraio era um novilho, que tinha menos de 3 anos, e que muitas vezes eram já novilhecos que eram utilizados nesses espectáculos, salientando estes meus amigos, hoje já todos chamados por Deus, que na nossa vizinha Espanha, se davam aos novilheiros, novilhos que pelo peso, cara, seriedade de pitons, eram autênticos touros, excepto pela "caricaturesca situação" de serem de piara posterior.
Fui avançando na idade, alguns dos amigos desapareceram do nosso convívio e foram aparecendo outros, que se ouviam com atenção, quase sempre coincidentes com os anteriores, mas sempre e sempre defendendo a seriedade do touro enquanto animal adulto ( leia-se 4 / 5 anos de piara), porque , diziam eles que se os bezerros eram para crianças, os garraios para os iniciados, os novilhos para os candidatos, os touros teriam de ser sempre para homens, fossem amadores ou profissionais - na altura toureava-se ainda com amadores ( António Fernandes Anão - o último grande amador ).
Pepe Anton (Pepito de Valencia), que conheci por essa altura acrescentava ainda mais - "hombre, que seriedad puede tener un torero, si preferir tourear los terneros, los garraios, los novillos ? ¿Qué se va para el campo, para los tentaderos, pero en una Plaza de Toros ? Sería una pura locura hacerlo. "
Também, com os meus avós e meus pais aprendi que em todas as profissões, e esta de ser toureiro, também não é excepção, se começa pelo princípio..... Mas por cá..... não me parece....
Como vão longe estes anos.... e com este dizer me fico.... Se houver por aqui algo que não contrarie o que se viu na Figueira da Foz.... façam o favor de dizer....

José Branco
Praticante
Mensagens: 12
Registado: quinta ago 12, 2010 11:11 am
Localização: Loulé

Re: 2010-08-21 5ª grande corrida RTP Figueira da Foz

#3 Mensagem por José Branco » segunda ago 23, 2010 8:45 am

Se a RTP não começa a seleccionar os espectáculos que quer transmitir onde irá parar a festa brava?
Como poderão aparecer novos aficionados se pensarem que uma verdadeira corrida de touros é igual à que assistimos pela televisão?
Touros? Onde estavam? Alguém deu por eles em praça?
E que dizer da escolha do Júri para a melhor lide?
Até ó António Telles ficou surpreendido.
Quanto à melhor pega penso que o público gostou mais da última pela emoção que causou mas para mim acho que a pega vencedora foi a mais técnica e perfeita.
José Lúcio Branco

Responder