2010-09-11 Corrida das Casas do SLB - Arena de Évora

Aqui pode comentar as várias corridas nacionais e estrangeiras

Moderador: ForumTouradas.com

Responder
Mensagem
Autor
Fantastic
Praticante
Mensagens: 17
Registado: segunda mai 10, 2010 4:23 pm

2010-09-11 Corrida das Casas do SLB - Arena de Évora

#1 Mensagem por Fantastic » segunda set 13, 2010 7:04 pm

Faz muito tempo, que eu não entrava na Arena de Évora. Motivos profissionais afastaram-me do continente mas, agora que por estas bandas ando, decidi, não por ser benfiquista, que até o sou, ir à Arena de Évora, e voltar a ver os touros que tive a oportunidade de ver em Madrid e Sevilha.
A seriedade dos homens mede-se pelos seus actos, em todos eles.
Do ganadero não esperava eu outra coisa. Seriedade , presença e idade nos touros. Já fazia muito tempo que em Portugal, tal é a vigarice em que a Festa caiu, não via um cartaz ser mostrado numa arena, indicando apenas, o nome, o peso e o ano ganadero de nascimento. Que viva a empresa e o ganadero desta corrida, que deveria constituir, sim, motivo de uma transmissão em directo, em vez das vergonhosas e escabrosas transmissões com que a RTP nos tem brindado.
Não me vou referir ao peso dos touros, porque pela sua idade e apresentação, faria qualquer aficionado perceber que se estava na presença de animais com idade, seriedade e , como se veio a provar com bravura, ou não fossem eles os irmãos do touro mais bravo que este ano voltou a sair na feira de S. Isidro, em Madrid.
Seriedade pois na escolha dos touros, e seriedade também por parte de Filipe Folque, que decididamente faz da Herdade da Adema, o berço do touro bravo.
Dos cavaleiros , devo dizer que se salvou apenas e tão só João Salgueiro, a quem vi cravar dois ferros so estribo. De Luis Rouxinol devo dizer que esperava mais... Mais entrega e mais seriedade na sua lide. Touros bravos merecem melhor lide e não necessitam de, constantemente, serem cortados na sua trajectória pelos coadjutores do cavaleiro tauromáquico. Dizia uma vez, o saudoso Dr. Brito Paes, desabafando com o Mestre João Núncio - "Não sei o que é isto.... só me saem touros mansos... " respondendo-lhe Mestre João Núncio -"Olha lá... pede só que te não saia um bravo...". E com isto digo apenas que lidar novilhos é uma coisa, lidar novilhos mansotes é outra e lidar touros sérios, e ainda por cima bravos... É obra...
De Tomás Pinto devo apenas dizer que ainda está muito verde para este tipo de touros... são demasiado sérios, para se poder brincar e fazer alardes...
Aos rapazes de Évora e de São Manços deixo a minha admiração. A São Manços por 3 pegas à primeira, porque os touros também não complicavam.... Empurravam.
Ao Grupo da casa deixo também a minha admiração, embora tivessem pegado o 1º touro à 3ª tentativa, talvez por não terem percebido que enfrentavam animais com idade, peso e mobilidade. As restantes pegas de Évora, foram exactamente como deveriam ser.

Americo
Novilheiro
Mensagens: 75
Registado: domingo set 27, 2009 1:53 pm

Re: 2010-09-11 Corrida das Casas do SLB - Arena de Évora

#2 Mensagem por Americo » terça set 14, 2010 3:32 pm

Caro Fantastic, parabéns pela análise, foi perfeita.
Preocupa-me agora o que vai acontecer na corrida dos triunfadores.
As praças no Alentejo, enchem ou ficam bem compostas com cavaleiros de valor, enquanto que as do Ribatejo e do Campo Pequeno, enchem com propaganda duvidosa.
O Carlos Pegado que se cuide.

Responder