2010-09-14 Corrida Moita

Aqui pode comentar as várias corridas nacionais e estrangeiras

Moderador: ForumTouradas.com

Responder
Mensagem
Autor
Moitamen
Mensagens: 1
Registado: quarta set 15, 2010 7:47 am

2010-09-14 Corrida Moita

#1 Mensagem por Moitamen » quarta set 15, 2010 8:23 am

Bons dias a todos os aficcionados. Desde já o meu obrigado por me deixarem fazer parte deste fórum onde se discute uma das minhas paixões, a tauromaquia. Sou da vila da Moita, e estamos em festa, e ainda a bons cartéis para desfrutar na nossa praça Daniel do Nascimento.

Venho aqui deixar a minha opinião, e pedir a vossa sobre o que se passou ontem a tarde, a partir da lide do 4º toiro. A corrida estava a decorrer num ambiente morno, quando sai a arena o 5º toiro da ganaderia do Engº Joaquim Murteira Grave, para ser lidado pelo rejeonador Diego Ventura. O que se passa é que o toiro saiu visivelmente condicionado, a ponto de não se puder sequer equilibrar de pé. O director da corrida,que desconheço quem era, mandou recolher o toiro. Aqui lanço eu uma pergunta. Se o toiro não consegue ficar em pé, é contra o regulamento taurino descabellar o toiro na arena? É que o toiro foi arrastado a corda para dentro dos curros, ficando onde os cabrestos se encontram antes de saírem para recolher os toiros, e quando o toiro seguinte foi recolhido, esse toiro que estava inutilizado, e se encontrava perto da porta de entrada dos curros, assustava os cabrestos e levou-se pelo menos uns 10 minutos até o toiro entrar. Pergunto porque não se pode aparentemente descabellar um toiro completamente descoordenado na arena, leva-lo então para um local da praça onde já não causa-se transtornos ao decorrer da lide. Depois vem o segundo caso, com o Diego Ventura. Ele veio a Moita torear toiros sem ser do encaste Murube, tanto do seu agrado. Acontece que durante a serie de curtos foi violentamente colhido, e quase que veio parar dentro da trincheira, ele e o cavalo, sendo que a colhida se deveu na minha opinião ao facto de ele querer por o cavalo a ladear (correr a duas pistas como já ouvi dizer) e o toiro (da ganaderia do Sr Conde de Cabral) não se prestar a tal coisa, e pimba lá sofreu a colhida. Ele de seguida pôs dois ferros com o mesmo cavalo e foi trocar de montada. O cavalo tinha um cite espectacular, mas na reunião deixava claramente o toiro na garupa, pondo o Diego os ferros todos como se diz "pescados". Neste ambiente o publico pediu musica, ao que o director de corrida não atendeu e no meu ver muito bem. Entre assobios o Diego acabou a lide e quando o director de corrida deu o toque para a pega,muitos espectadores não queriam sequer que o toiro fosse pegado. Mas o que se passa na nossa festa???

Poli
Mensagens: 1
Registado: quarta set 15, 2010 3:56 pm

Re: 2010-09-14 Corrida Moita

#2 Mensagem por Poli » quarta set 15, 2010 4:10 pm

Boa tarde,

Como aficionada que sou, não pude deixar de reparar no comentário, até porque também estive presente nesta corrida.
Naturalmente que concordo, com a opinião relativamente à atitude do director de corrida, reconhendo igualmente que o Diego Ventura tem tido melhores lides. O público queria o Morante, já se sabe!
Assim, como concordo que foi um triste espectáculo aquele a que assistimos com o 5º toiro. Com muita pena minha, que simpatizo com a ganadaria Grave, pude assistir (porque estava no sector 3, mesmo de frente para os curros) à lenta e sofrida solução que encontraram para terminar a dor do animal. Aqueles 598kg de toiro estavam prontos para mostrar a sua bravura, e o animal vinha "soltinho" a sair do curro, quando lhe escorrega a mão direita e cai com o peso do seu corpo sobre as duas mãos dobradas. Na minha opinião terá a partido uma mão, senão as duas, pois como todos tivemos oportunidade de ver o bicho não teve suporte para se levantar, nem forçando o lado esquerdo nem o direito.
Enfim, senti pena deste bicho....que é útima coisa que se deve sentir quando se é aficionado "Pena do toiro".

Campino
Mensagens: 1
Registado: quarta set 15, 2010 9:31 am

Re: 2010-09-14 Corrida Moita

#3 Mensagem por Campino » quinta set 16, 2010 3:52 pm

Boa tarde José Cáceres,

Como aficionados Montijenses temos muito orgulho que sejas o apresentador do grande programa Arte e Emoção,
Aguarda-mos com muita expectativa qual vai ser a tua crónica sobre a corrida do dia 14 de Setembro da Feira da Moita, esperamos que tenhas a coragem de denunciar a vergonha que todos presenciamos, tudo começou com a saída do toiro do Eng. Grave, o toiro vinha a sair bem até que alguém lhe deu um encosto com o choque, depois foi a tristeza que se viu, mais uma vez ficou provado que os currais da maioria das praças de toiros portuguesas estão entregues a uma cambada de Garrafões que nem com uma galinha sabem lidar quanto mais um toiro...
Depois enquanto presenciávamos aquelas imagens degradantes do belo exemplar do Grave deitado na arena o Sr. António Ventura após ter falado com o seu filho, correu aos currais para que trocassem o toiro sobrero que estava anunciado "Pereda" pelo badano do Conde Cabral, quem anda nisto dos toiros sabe perfeitamente quem é o representante do Diego Ventura em Portugal, Sr. Rafael que por acaso é o administrador da Casa Conde de Cabral, enfim grande coincidência...
Após a bela lide do Manuel Lupi saiu o badano do toiro Conde Cabral outra coisa não seria de esperar, depois de termos visto o primeiro toiro do Diego Ventura já se previa que fosse igual ou pior, e assim foi, cavalos dentro da teia, o toiro super avisado, um grande coirão como são todos os toiros do Conde, outra coisa não seria de esperar que não o Diego despacha-lo e sair direitinho a Albacete com uma fortuna no bolso, a bronca instalou-se pois a pessoas pagaram uma fortuna para ver o Diego Ventura e ele por causa dos seus caprichos meteu os pés pelas mãos ao trocar os toiros, figura que é figura toureia qualquer toiro que lhe calhe em sorte.
José Cáceres esperamos que estas e outras coisas elaboradas pela máfia nos bastidores da festa sejam denunciadas pelo bem da festa brava e dos outros Toureiros, qualquer dia ninguém vai aos toiros.

Muito obrigado!
Até logo para mais uma grande corrida

Os Melhores Cumprimentos

Americo
Novilheiro
Mensagens: 75
Registado: domingo set 27, 2009 1:53 pm

Re: 2010-09-14 Corrida Moita

#4 Mensagem por Americo » quinta set 16, 2010 5:20 pm

"DA EXPECTATIVA À DESILUSÃO"
Este é o título do primeiro desabafo de um cronista do site Taurodromo, em relação à 2ª corrida da Feira da Moita que anteontem à tarde teve lugar.
Imagino os soluços magoados daquela multidão que se deslocou à praça para ir aplaudir o Ventura, aquele que em Portugal subiu aos píncaros, sem ter tido a necessidade de provar o seu valor lidando ganadarias sérias, mas apenas pela publicidade que veio dos lados de Espanha,
Hoje no site Sol e Sombra li também e pelas mesmas razões, outra crónica intitulada “A QUEDA DO IMPÉRIO” e este sim, põe a nu a prestação desse ídolo de pés de barro, que se tem apresentado em Portugal impondo “tourinhas”, mas que desta vez teve finalmente pela frente dois touros daqueles normais, sem serem grande coisa, mas que pelo menos não eram “amestrados”.
No primeiro Conde Cabral, ainda conseguiu fazer umas habilidades, mas cravou mal e no segundo, da mesma ganadaria, por inutilização, vá lá saber-se porquê do Grave que lhe coube em sorte ou talvez não seja assim tão difícil saber-se depois da explicação dada pelo Senhor Campino, perdeu completamente os papéis, foi “agarrado”, andou a fazer balancé nas tábuas da Daniel do Nascimento.
Depois do fracasso, pelos vistos amuou e saiu sem morder o murrilho ao touro ou se calhar porque percebeu a tempo que se o tentasse fazer com aquele touro, talvez ficasse sentado na bancada.
O que aconteceu na Moita na 3ª feira, não foi uma noite má, foi finalmente uma noite de verdade, em que ficou provado que muitos ídolos são fabricados e que só brilham com tourinhos amestrados.
Desculpem lá isto. Uns estão tristes porque acreditam que foi uma má noite, outros porque finalmente descobriram o logro e eu estou contente porque ando a dizer isto há muito tempo e ninguém acreditou.

No meio disto tudo, faz-me alguma confusão que os principais sites tenham pura e simplesmente "branqueado" esta corrida.
Será que estão proibidos de dizer a verdade?
Será que é assim que se defende a tauromaquia?
Parece-me que não, mas eles lá sabem.

E já agora uma pergunta: Porque é que estavam dois sobrebros nos curros?
Tudo isto é muito estranho, parece que há um peso e duas medidas.
Será que vai ter que haver um caso "Bandarilha dourada" para isto entrar nos eixos?

Johnny Guitar
Mensagens: 1
Registado: sexta set 17, 2010 8:35 pm

Re: 2010-09-14 Corrida Moita

#5 Mensagem por Johnny Guitar » sexta set 17, 2010 9:26 pm

Boa Noite a todos que defendem a Festa Brava,

Sou um recém chegado ao Fórum Touradas, e também estive presente na malograda corrida, onde lamento profundamente o comportamento menos adequado que alguns ditos aficcionados tiveram para com o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete.

Li atentamente os posts anteriores, e estranho de facto, de não ter lido qualquer comentário sobre o grande iluminado director de corrida Sr. José Tinoca. Já não é a primeira vez que este senhor fica mal na fotografia, e na Moita, não fugiu à regra.

Todo aquele aparato de assobiadelas teria sido poupado, se o Sr. Tinoca fosse de facto inteligente, mas não foi, infelizmente provocou a revolta popular na praça devido à sua incompetência para assumir aquele papel.

Não vou entrar em muitos detalhes, visto já aqui, se ter escrito sobre a questão, simplesmente quero deixar aqui uma achega.

Não fosse o que aconteceu com o toiro de Murteira Grave, que deve ter levado um "cheirinho" para sair daquela forma, e ter atrasado o espectáculo, talvez o Sr. Tinoca, não tivesse tanta pressa para acabar com ele, como não foi o caso dá dois avisos ao Diego e manda tocar para os forcados.

Se fosse o Bastinhas (não é que tenha alguma coisa contra este simpático murcão), haveria tempo concerteza, para mais ferros, trocas de montadas, mais ferros curtos, par de bandarilhas, ferros de palmo, enfim... e a esta hora que escrevo, ainda o Sr. Tinoca se deleitava com tamanha alegria.

Saudações Taurinas

tfelicio
Praticante
Mensagens: 14
Registado: terça mai 04, 2010 11:33 pm

Re: 2010-09-14 Corrida Moita

#6 Mensagem por tfelicio » domingo set 19, 2010 10:59 pm

Muitos factos estranhos nesta corrida:

- A lesão do toiro Grave,
- O facto de o sobrero ser o 16 e ter o ferro Pereda e acabou por sair outro Conde Cabral, o que é demasiado estranho pois para além deste sobrero Pereda estava lá outro com o mesmo ferro Pereda.. Donde apareceu outro Conde Cabral? Até os sobreros agora são aqueles que dão mais jeito.

Ficou demonstrada alguma falta de capacidade do furacão em lidar toiros e em lidar com uma praça dura onde é preciso mais que uns ladeios e desta vez nem dentadinhas houve.

Saídas em ombros só com tourinhas e com dentadinhas pelos vistos.

tfelicio
Praticante
Mensagens: 14
Registado: terça mai 04, 2010 11:33 pm

Re: 2010-09-14 Corrida Moita

#7 Mensagem por tfelicio » segunda set 27, 2010 11:22 pm

Amigos aficionados aqui vos deixo o link do programa arte & emoção desta semana que foi sobre a feira da Moita.

Para o amigo Campino em especial nada daquilo que você e todos nós queriamos ver denunciado foi sequer abordado, o toiro Grave apenas se inutilizou e Ventura lidou um sobrero extra concurso de Conde Cabral, tudo abordado como se fosse a coisa mais natural do mundo.

Mas enfim, talvez não fosse de esperar o contrário pois tendo em conta a falta de exigência e espirito critico que os comentadores têm demonstrado nas transmissões feitas pela RTP, não podiamos esperar que saissem a criticar ou a denunciar fosse o que fosse.

O que mais me intriga é a razão desta falta de coragem para criticar, será apenas falta de exigência ou será que existe alguma espécie de "censura" que os leva apenas a dizer o politicamente correcto e a mostrarem-se satisfeitos com as pobres corridas que nos têm oferecido.

Enfim, melhores tempos virão.

tfelicio
Praticante
Mensagens: 14
Registado: terça mai 04, 2010 11:33 pm

Re: 2010-09-14 Corrida Moita

#8 Mensagem por tfelicio » segunda set 27, 2010 11:22 pm


José Branco
Praticante
Mensagens: 12
Registado: quinta ago 12, 2010 11:11 am
Localização: Loulé

Re: 2010-09-14 Corrida Moita

#9 Mensagem por José Branco » terça set 28, 2010 8:17 am

Grande falta de coragem ou compadrio?
Venha o diabo e escolha.
O que lá vai lá vai.
Nada se passou de estranho, foi tudo normalíssimo. Nós é que estamos para aqui a inventar.
É claro que estou a gozar.
Tal como a maioria dos aficionados estava à espera do programa para ver o que se iria comentar.
Fiquei decepcionado e desiludido com os comentadores. Faltou-lhes a coragem de pelo menos mostrar um pouco mais do que aconteceu.
Apenas se vê o Grave cair à entrada da praça e nada mais.
É assim a verdade da festa?
É assim que vamos fazer frente aos anti-taurinos?
Caros aficionados, é por estas e por outras que os anti vão criando força, pela sua união e tendo a seu favor toda a mentira que graça na festa brava.
Mas para os aficionados do nosso fórum parece estar tudo bem, pois poucos são os que comentam os tópicos.
José Branco

Avatar do Utilizador
Lince
Praticante
Mensagens: 11
Registado: sábado nov 14, 2009 12:40 pm

Re: 2010-09-14 Corrida Moita

#10 Mensagem por Lince » segunda out 04, 2010 9:57 pm

Estou completamente de acordo consigo!.....
Pior do que não ter consciência, é tê-la pesada e não a sentir!......

Responder