Problemas com os Touros vindos de Espanha

Aqui pode comentar acerca de todas as ganadarias de touros bravos

Moderador: ForumTouradas.com

Responder

Portugal deve criar Legislação para a lide de Touros estrangeiros?

Sim, deve criar legislação para só serem lidados Touros Portugueses
1
17%
Sim, deve criar legislação para só serem lidados Touros da APTL
0
Sem votos
Sim, deve criar legislação para só serem lidados 10% de Touros estrangeiros
2
33%
Não, a lei da concorrência deve ser livre
3
50%
 
Total de votos: 6

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Matador
Mensagens: 471
Registado: domingo jun 01, 2003 10:15 am
Contacto:

Problemas com os Touros vindos de Espanha

#1 Mensagem por Filipe Graciosa » terça out 12, 2010 10:18 am

Caros Forenses,

Tive no I Encontro da Frente de Acção Pró Taurina dia 05 de Outubro de 2010 na Praça de Touros de Vila Franca de Xira, e um dos temas lançados por um dos membros do público foi:
Porque é que em Portugal nós compramos o excedente de Espanha por 1.000€ o Touro, quando os Ganaderos portugueses têm um custo de produção de 3.000€ por Touro e se isto continuar que em 2 anos 50% das Ganadarias Portuguesas vão estar extintas, enquanto em Espanha eles se recusam a comprar os nossos Touros, se o Ganadero não estiver inscrito na Associação Espanhola.

Para Portugal é obrigatório aceitar os Touros espanhóis porque são um produto agro-pecuário da Comunidade Europeia, mas em Espanha eles arranjaram maneira de dar a volta a isso e não aceitam os nossos.
Peço desculpa por alguma incorrecção nas palavras exactas usadas pelo aficionado que lançou o tema.

Na minha opinião se for a realidade, a curto prazo os espanhóis estão a ajudar a Festa Brava deles escoando os produtos excedentes da produção taurina espanhola, mas a médio/longo prazo estão a acabar com os Ganaderos Portugueses, a acabar com a Festa Brava Portuguesa e a acabarem com um pais aliado na defesa da Festa Brava.

Qual a sua opinião? Portugal devia criar também uma legislação que só podem ser corridos Touros Portugueses ou só Touros da Associação Portuguesa de Touros de Lide?

Cumprimentos
Filipe Graciosa

Fantastic
Praticante
Mensagens: 17
Registado: segunda mai 10, 2010 4:23 pm

Re: Problemas com os Touros vindos de Espanha

#2 Mensagem por Fantastic » sábado out 16, 2010 7:36 pm

Meu caro amigo, permita-me que o trate assim, Filipe Graciosa
Mas não são corridos touros portugueses em Espanha?
Por acaso não vi ao vivo as corridas Palha de Sevilha e a de Madrid (nos últimos 2 anos)?
Acaso não vi em Navalmoral os touros Cabral Ascensão, agora com o nome de Isaías Vaz?
Não teve a ganadaria Grave, as principais Praças de Espanha como clientes? E porque as perdeu? Diz-se tanta coisa.... lê-se tanta coisa...
Por acaso não são corridos touros de outras ganadarias portuguesas?
E se os espanhóis vendem assim tão barato, como é que alguns dos nossos ganaderos conseguem vender para Espanha?
NÃO SE PRENDERÁ ANTES COM A FALTA DE CASTA, DE BRAVURA, DE APRESENTAÇÃO da quase maioria das nossas ganadarias?
Quantas ganadarias portuguesas aguentariam em Portugal, se os reconhecimentos por exemplo na Praça do Campo Pequeno, de Vila Franca de Xira, de Santarém ou de Évora tivessem o tipo de veterinários de Madrid, Sevilha, Valencia, Barcelona, entre outras?
Quantas ganadarias portuguesas subsistiriam hoje?
Fazer um aditamento ao actual borrão taurino, de modo a defender as ganadarias portuguesas, algumas delas fornecedoras de animais de carne, ou então de fraca visão, falta de força evidente, não será fazer perigar a Festa Brava?
Na minha modesta opinião cabe aos ganaderos definir o que querem para o futuro da Festa Brava. Se a seriedade, se a vigarice, se a honestidade, se a mentira.
Dizia uma vez uma grande ganadera portuguesa, já desaparecida e cujos herdeiros não souberam dar continuidade, ao ser-lhe perguntado se tinha touros para uma determinada corrida - "Tenho touros, não tenho bois".
O que faz perigar a festa e as ganadarias sérias portuguesas, onde ainda existem homens sérios e honestos, é a desfaçatez de ver correr novilhos (alguns anojos) a quem deram as tão propaladas vitaminas, que atingem aos 3 anos, os 590 kgs..., é a vergonha de ver correr animais que têm fraca visão, sem forças, manipulados, etc....
Se de Espanha vierem touros de 4 anos (de piara), podem nem ser de ganadarias de topo, mas pelo menos trazem a seriedade que por aqui falta à festa.

Avatar do Utilizador
Lince
Praticante
Mensagens: 11
Registado: sábado nov 14, 2009 12:40 pm

Re: Problemas com os Touros vindos de Espanha

#3 Mensagem por Lince » domingo out 17, 2010 9:32 am

Pois é... Sinceramente não sei o que passa no "meio"... Mas que isso é capaz de ser verdade, isso é!... Já não é a primeira vez que oiço e leio coisas semelhantes e a ser verdade tudo o que se diz, uma coisa é certa!... De nada vale andarem com petições a favor da Festa porque são as pessoas da Festa que - procedendo assim...- acabam com ela!...
Pior do que não ter consciência, é tê-la pesada e não a sentir!......

Responder